ICTERÍCIA 🟡
A icterícia é um termo usado para descrever a coloração amarelada ou alaranjada da pele e das conjuntivas (“branco dos olhos”) do bebê e ocorre devido a um aumento, no sangue, de um pigmento amarelo chamado bilirrubina.
A cor amarelada aparece em primeiro lugar no rosto, depois no tórax e no abdômen, nas pernas e, finalmente, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Ao desaparecer, ela segue o caminho contrário, isto é, desaparece primeiro nos pés e pernas e, por último, no rosto.
Cianose 🔵
A cianose é a coloração azul ou arroxeada da pele, unhas ou lábios, causada por alterações na circulação do sangue ou na oxigenação da hemoglobina, um dos componentes dos glóbulos vermelhos. A cianose pode ser causada pela exposição ao frio, mas geralmente está relacionada a doenças como insuficiência cardíaca, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Hiperemia 🔴
A hiperemia é decorrente de um processo ativo, que resulta da dilatação arterial e aumento do volume sanguíneo. A congestão, por outro lado, é um processo passivo e resulta do comprometimento do fluxo sanguíneo venoso natural de um tecido.
Os tecidos hiperemiados apresentam uma coloração mais avermelhada (eritema) que o usual, devido ao ingurgitamento sanguíneo que ocorre na região. É muito comum em tecidos onde há inflamação em curso.
Palidez ⚪️
A palidez, ou palidez cutânea, é a perda de coloração da pele, sintoma que pode ocorrer como resultado de diferentes condições de saúde, como anemia e queda de pressão arterial. Pode ocorrer em todo o corpo, sendo mais perceptível a palidez no rosto, no revestimento dos olhos, na parte interna da boca e nas unhas. Pode também acometer apenas um membro.
#enfermeiroadrianosiqueira #enfermagem #ictericia #cianose #hiperemia #palidez