OS ANIMAIS DANDO AS SUAS LIÇÕES.
É muito comum vivenciarmos situações em que o desrespeito é gigante.
Esse cão guia traz de uma forma muito real o quanto as pessoas com deficiência são negligenciadas.
Quero falar de DEFICIÊNCIA DE CARÁTER, porque você que não nos respeita precisa se educar e ser mais empático neste sentido.
Deficiência de Caráter é quando você estaciona na vaga reservada para a Pessoa com Deficiência;
Deficiência de Caráter é quando você coloca sua moto na faixa zebrada da vaga reservada para pessoa com deficiência em que precisamos abrir a porta do carro para poder adentrar ou sair. A abertura de porta para uma pessoa que faz uso de cadeira de rodas precisa ser bem maior, por isso existe a faixa zebrada;
Deficiência de caráter é quando você se utiliza da fila preferencial.
Deficiência de caráter é quando você usa o banheiro acessível. O pior é que você consegue ficar em pé para urinar, eu não. Você vem e emporcalha todo o banheiro. Você o vê como um banheiro grande, feito para fumar, descansar ou para levar crianças.
Deficiência de caráter é quando você se senta nas poltronas preferenciais em cinemas, teatros, etc e eu preciso pedir aos bombeiros um lugar para ficar.
Deficiência de caráter é quando você em determinado espetáculo se posiciona na minha frente em espaços que não comportam pessoas em pé (onde o espaço é reservado), me impedindo a visão.
Deficiência de caráter é você não me enxergar como sujeito de direitos, de vontades e, promover atitudes que me impedem ou dificultam ter vida plena, com autonomia e independência.
VAMOS IMPLACAR E NOMINAR ESSAS PESSOAS COMO DEFICIÊNCIA DE CARÁTER?
E aqui, quero destacar que já ouvi muito quando o desrespeito se evidencia: essa pessoa tem deficiência “mental”.
Isso é um viés inconsciente que precisa ser eliminado. Nunca diga isso.
A pessoa com deficiência intelectual é respeitosa, afetuosa e não pode ser comparada a um sujeito tão SEM CARÁTER.
Que possamos transformar o mundo em um lugar para todos com menos pessoas SEM CARÁTER.
Descrição do vídeo #paratodosverem: Um veículo para na faixa de pedestre. Do outro lado há uma pessoa cega tentando fazer a travessia junto com seu cão guia. Ele sai latindo na direção do veículo que desrespeitou a faixa, como se recriminando sua atitude.
#pessoacomdeficiência
#diversidadeeinclusão
#viesesinconscientes
#acessibilidade