Gente, pelo amor de deus, parem de aceitar ofertas de emprego em startup com stock options, ou qualquer tipo de participação, sem sequer entender o que te está sendo proposto!!!!! Eu entendo que é tentador e são números muito mágicos mas, como sempre falo aqui, é uma aposta de risco.

Se você precisa entender sobre o tema, não hesite em me chamar na DM. Mas, claro, já adianto que se a pessoa que está te contratando não consegue te explicar com clareza o que está te oferecendo, à qual custo, qual é o risco e qual é o retorno, fique atenta(o). Já diz muito sobre o tipo de empresa e cultura.

Porém, para vocês terem uma conversa produtiva sobre o tema, você precisa entender os conceitos e precisa saber fazer as perguntas certas. Vou ajudar:

CONCEITOS

Stock Options = é como se você tivesse a opção de comprar ações daquela startup. Pensa assim: é uma empresa privada, não aberta em bolsa, e ninguém pode comprar essas ações... exceto quem tem a *opção* de comprá-las.

Strike Price = é o preço pelo qual estão te ofertando comprar

Stock Price = é o preço que ela vale (com base no valuation da última rodada de investimentos ----é muito importante entender qual foi o valuation, qual era o momento do mercado, e qual a perspectiva da pessoa fundadora de multiplicar esse valuation)

Cliff = é o tempo mínimo pra você ter o direito de comprá-las (entenda: se você permanecer menos tempo na empresa do que o cliff, você sai de mãos abanando)

Vesting = é o intervalo de tempo em que uma quantidade de ações é liberada para que você ganhe o direito de comprá-las. (pensa assim: a cada x tempo, eu tenho direito de y opções)

Shares = são as ações

Pool = de todas as ações da empresa, quantas estão destinadas para o time (ou seja, quantas virarão options)

O QUE VOCÊ PRECISA PERGUNTAR PARA QUEM ESTÁ TE FAZENDO A OFERTA:

1. Qual foi o valuation da última rodada? Como você prevê isso se multiplicando? Qual é o prazo e plano para próximas captações, caso haja necessidade?
1a. Você vai ter que fazer um cálculo de TAM, entender se a equipe tá qualificada para atacar esse TAM, entender quanto $$ ainda tem em caixa e a queima de caixa mensal. (ninguém disse que seria fácil, tem que parar e pensar!!)

2. Qual é o tamanho do stock options pool? Desse total, quantas estão me oferecendo??

Stock options é apenas uma das variáveis na hora de aceitar uma oferta numa startup early stage, obviamente, já que muitas outras coisas importam.

Mas, por favor, lembre-se: o papel de todo(a) founder é ser um excelente vendedor(a). Isso não nos faz pessoas más, isso nos faz com que saibamos articular propostas e sempre tentar te levar pro cenário otimista. Por isso, é importante questionar, duvidar e provocar. Duvide de quem não tem 'tempo' pra sentar com você num excel e fazer a matemática toda.

No final do dia, a decisão é sua e é uma grande decisão, portanto, reflita. A única coisa que eu fortemente *não* recomendo é ir para uma startup early stage sem participação em equity.